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Na sua opinião, o brega "As Novinhas" é uma apologia a Pedofilia?

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

"A felicidade é a oportunidade que você cria para ser o artista de sua autocriação".

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Quem é você?



Dr. Idalberto Chiavenato


Formado em Filosofia e Pedagogia, especialista em Psicologia Educacional pela USP, em Direito pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em Administração de Empresas pela EASP-FGV. Mestre e Doutor em Administração pela City University of Los Angeles. Foi professor convidado da EASP-FGV e de várias universidades no exterior. Atualmente é Presidente do Instituto Chiavenato e Vice-Presidente para Assuntos Acadêmicos do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP), além de ser conferencista e consultor de empresas. Escreveu mais de trinta livros relacionados à área de administração de empresas e RH, dentre os quais: Introdução a Teoria Geral da Administração; Planejamento Estratégico; Administração de Vendas; Comportamento Organizacional (Ed. Campus) e Carreira – você é aquilo que faz (Ed. Saraiva).


É "só por isso" que ele é bom!

Fundo 157

Comissão de Valores Mobiliários

O Fundo 157, que foi criado pelo Decreto Lei nº 157, de 10.02.1967, tratava-se de uma opção dada aos contribuintes de utilizar parte do imposto devido quando da Declaração do Imposto de Renda, em aquisição de quotas de fundos administrados por instituições financeiras de livre escolha do aplicador.Informamos que somente pessoas que declararam Imposto de Renda, nos exercícios entre 1967 e 1983, e que tinham Imposto devido neste mesmo período, são os que podem, ainda, possuir aplicação no referido Fundo.
Clique aqui e faça a sua consulta!

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quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Onde você quer está daqui há 5 anos?

Bem, eu não sei quanto a você, mas eu já tenho meu destino planejado!













A unidade de Itapissuma-PE faz parte da Alcoa Alumínio S.A. desde 1981, com a aquisição da ASA - Alumínio S.A. Nessa fábrica são produzidos extrudados, laminados e tampas, sendo o complexo industrial da Alcoa América Latina que concentra a maior diversidade de negócios.Os produtos fabricados em Itapissuma atendem a inúmeros mercados. Os perfis extrudados destinam-se aos setores de transporte, máquinas e equipamentos, elétrico, bens de consumo e construção civil. Os laminados são utilizados nos setores farmacêutico, alimentício, da construção civil, automobilístico, naval, têxtil, eletrodoméstico e de bicicletas. Localizada a 35 quilômetros da capital pernambucana e às margens do Canal de Santa Cruz, importante área de manguezal do estado, a Alcoa se destaca pelo respeito ao meio ambiente. O ecossistema que compõe sua paisagem e a conscientização ambiental de cada funcionário confirmam a filosofia seguida pela empresa mundialmente. Desde o início, em 1981, a Alcoa já realizou mais de 300 ações e projetos comunitários como também se tornou destaque na implementação do Programa BRAVO!. Em 2006, registrou 643 funcionários que dedicaram um total de 32 mil horas de trabalho voluntário em prol da comunidade. No campo da responsabilidade social e da sustentabilidade, por meio da Alcoa Foundation do Instituto Alcoa, investiu, no esforço de relações comunitárias, mais de US$ 2 milhões em entidades nas comunidades onde interage.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Resenha do filme A Virada.

Bom dia amigos,

Amanhã é dia de entregar a resenha do filme A Virada, apresentado em sala na quinta-feira próxima passada (Ética Profissional). Para quem não teve a oportunidade de assistir em aula, ou não encontrou em nenhuma locadora, você pode está fazendo o download a partir deste site: Filmes Gospel.

Para quem ainda não sabe fazer a resenha, você pode está acessando o blog Lendo.Org que ele tem ótimas dicas para você elaborar o seu trabalho.

"Uma das forças da internet é sua habilidade de ajudar os consumidores a achar a agulha certa em um palheiro de dados digitais.” Jared Sandberg, escritor norte-americano
Enquanto isso...

Hoje estaremos conversando com a comissão de formatura da sala "B", que ontem, em uma conversa rápida, aprovaram a idéia de juntar as turmas para realizar as cerimônias. Isso será bom para todos, pois nosso orçamento está enxuto e com a tabela antiga, pois mesmo que eles façam um novo contrato, com base em tudo que cotamos, o valor do orçamento será superior ao já cotado por nós, pois a tabela aplicada é a de 2010.

Quem sabe assim ficamos mais unidos, afinal de contas, no final estaremos juntos brindando a mesma conquita!

Força e coragem!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

O bem e o mal

Cada um de nós, carrega dentro de si a capacidade de transformar acontecimentos amorais em bem ou mal.
Isso porque somos nós quem definimos o significado das coisas a partir do olhar.
Em determinado momento, decidimos ser portadores do conhecimento do bem e do mal e foi aí que esse conhecimento se instalou como possibilidades.
Só os humanos podem interferir no que vêem, e suas produções se estabelecem como mídia que acaba influênciando a cada individuo, tal como a coletividade.
Sim, porque tudo o que fazemos, pensamos, sonhamos e queremos, sai de nossos corações e se estratifica como energia que paira sobre a Terra.
Por estarmos bem mais conectados -uns com os outros e com a natureza- do que imaginamos, acabamos sofrendo interferência em um processo que se retroalimenta em forma de cultura.
É por isso que textos bíblicos se referem a “principados” e “potestades” que dominam determinados reinos e se alimentam de nossas produções.
Olhe para o mundo, veja os problemas combinados com as caracteristicas de cada região, e verá que é assim.
Só uma mente livre e um coração que abriu mão de conter o conhecimento do bem e o mal, liberta nossos olhos do juízo que, no fim das contas, é o que determina como as coisas serão para nós.
E, sabia, assim como as coisas serão para nós, de fato serão.
Afinal de contas, antes de tudo, o bem e o mal que existe como possibilidade não está no que podemos tocar ou cheirar, mas dentro de cada um de nós.

Você consegue perceber ?
Se a gente pode optar pelo que é bom, por que escolhemos o mal ?
Se sabemos que determinadas escolhas produzirão sofrimento, por que as escolhemos ?
Já reparou que as vezes somos movidos por espírito de auto sabotagem ?
Tem horas que os caminhos interiores nos surpeendem e nos levam para perto do abismo, negociando nossa essência, flertando com a dor.
Ás vezes faço o mal que não quero e deixo de fazer o bem que eu tanto gostaria, já dizia Paulo de Tarso há tanto tempo.
Dúbios, cheios de ambiguidades, convivendo entre o sagrado e o profano.
Somos assim.
Já que não temos controle sobre a vida e frequentemente somos surpreendidos por ela, cuidemos do nosso coração.
Sábio é o homem (e mulher) que olha para si mesmo e não menospreza sua indiscutivel capacidade de fazer besteira.
Que sabe que, apesar de produzir coisas tão belas hoje, pode destruir tudo no descuido seguinte.
Felizes os que reconhecem serem indignos de méritos ou centro de grandes celebrações. De outro modo, nos tornamos arrogantes e rápidos em julgar.
No máximo, somos mensageiros, ainda que a mensagem seja nossas vidas.
Se ligados a videira, produzimos frutos, se desligados, esvaziamos.
Conscientes de nossas mazelas, só nos resta a gratidão e a sensação de que na vida, tudo é Graça.
Se é assim, caminho em paz, sabendo que, apesar de minha ambiguidade, um coração grato e um espírito humilde mantém as coisas no eixo e torna todo o dia, um dia novo.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Dicionário Corporativês

Absenteísmo
Falta constante ao trabalho, por parte do empregado, ou sua ausência devido a problemas de saúde
Approach
Abordagem
Avaliação 180 graus
É um modelo intermediário ao 360 graus. Com ele, não há avaliação dos subordinados, mas apenas dos pares, clientes e chefe
Avaliação 360 graus
Sistema usado para medir o desempenho, em que o funcionário não é submetido somente à avaliação do chefe imediato, mas à dos colegas de trabalho, subordinados e até de clientes da empresa
B2B
Sigla fonética de "business to business". É o comércio eletrônico entre empresas. Trata-se de um mercado sem a participação do consumidor
B2C
Business to customer, a empresa que vende diretamente para o consumidor via internet
Benchmark
Parâmetros de excelência, exemplos de coisas boas
Board
Conselho diretor
Bônus
Premiação em dinheiro concedida aos funcionários
Brainstorm:
literalmente, significa "tempestade cerebral". É uma reunião para se fazer exatamente isso: trocar idéias
Branding
É a construção da marca de uma empresa, produto ou pessoa
Break even point
O momento a partir do qual custos e receitas de um negócio se equilibram
Breakthrough
Trata-se de um avanço em determinada área
Briefing
Todas as informações necessárias para realização de uma determinada ação
Broad band
Banda larga
Budget
Orçamento
Business Plan
Plano de negócios
Business Unit
Unidade de Negócios
BUMO
Sigla de Brand Used Most Often - refere à marca ou produto mais utilizado, ou mais frequente
Buying inCompra (de uma empresa, por exemplo)
C2C
Customer to customer - venda de cliente para cliente. Ex: site Mercado Livre
Case
Estudo de caso, normalmente abordado em empresas
Cash
Dinheiro vivo
CEO - chief executive officer
É o cargo mais alto da empresa. É chamado também de presidente, principal executivo, diretor geral, entre outros. Quando existe um presidente e um CEO, o primeiro é mais forte
CFO - chief financial officer
Um nome mais sofisticado para diretor de finanças
Chairman
Presidente do conselho que dirige a empresa
CHRO - chief human resources officer
É o cargo de diretor de recursos humanos
CIO - chief information officer
Responsável pelo planejamento e estratégia por trás da tecnologia. Pode ser também chief imagination officer, termo criado pela fabricante americana de computadores Gateway. É responsável por promover a criatividade entre o pessoal
CKO - chief knowledge officer
É o gestor do capital intelectual da companhia. As atribuições vão desde a definição da arquitetura das informações e de seu fluxo até onde arquivá-las e como recuperá-las
Clima organizacional
É o ambiente interno de uma empresa. Para avaliá-lo são considerados, entre vários itens, a liderança na companhia, a motivação para o trabalho, as possibilidades de crescimento profissional, enfim, as satisfações e insatisfações dos funcionários
CLO - chief learning officer
Responsável por administrar o capital intelectual. Ele precisa reunir e gerenciar todo o conhecimento da organização
CMM Capacity maturity model
recurso para desenvolvimento de software
CMO - chief marketing officer
A função é um pouco mais complexa que a diretoria de marketing. Em algumas empresas, o CMO acumula ainda a diretoria comercial e, em outras, a área de novos negócios
Coaching
Sessões de aconselhamento feitas por um consultor de carreira que acompanha e se envolve no desenvolvimento contínuo do profissional. Serve para promover mudanças de comportamento no funcionário, para que ele atinja novos objetivos
Commodity
Produto primário, geralmente com grande participação no comércio internacional
Compliance
Agir de acordo com uma regra, um pedido ou um comando. Através das atividades de compliance, qualquer possível desvio em relação a política de investimento dos produtos é identificado e evitado. Assim, os investidores têm a segurança de que suas aplicações serão geridas segundo as diretrizes estabelecidas
Consumer relationship Management
Gerenciamento das relações com o cliente
Consumer understanding
Conhecimento profundo a respeito dos clientes
COO - chief operating officer
Executivo chefe de operações. Geralmente o braço direito dos CEOs
Core business
Negócio principal da empresa
Corporate purpose
Objetivo da empresa
Counseling
Aconselhamento de carreira. É uma espécie de terapia profissional, que discute, entre outras coisas, os objetivos pessoais e futuros, estilo gerencial do executivo, nível cultural, valores e conhecimento do mercado. O objetivo é avaliar tudo isso para ajudar o profissional a tomar as melhores decisões para sua carreira
Country-manager
Diretor-geral para o país
CRO - chief risk officer
Além de gerenciar o risco nas operações financeiras, o CRO também é responsável por analisar as estratégias do negócio, a concorrência e a legislação
CSO - chief security officer
Profissional que tem a missão de identificar fontes internas e externas de recursos para desenvolver projetos de tecnologia
CTO - chief technology officer
Existe uma confusão muito grande. Geralmente o CTO comanda a infra-estrutura da área de tecnologia. Enquanto o CIO o seu uso estratégico
Data-base marketing
Marketing baseado em banco de dados de nomes e pessoas, para quem você dirige mensagens de interesse de sua empresa
Deadline
Data limite. Data, dia ou hora, em que alguma coisa precisa ser dada como terminada ou liquidada
Downsizing
Redução no número de funcionários da empresa
Dumping
Dumping é uma prática comercial, geralmente desleal, que consiste em uma ou mais empresas de um país venderem seus produtos por preços extraordinariamente baixos (muitas vezes com preços de venda inferiores ao preço de produção) por um tempo, visando prejudicar e eliminar a concorrência local, passando então a dominar o mercado e impondo preços altos. É um termo usado em comércio internacional e é reprimido pelos governos nacionais, quando comprovado
EBITDA Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization - ganhos antes dos pagamentos de juros, impostos, depreciação e amortização. O termo é seguido por um número que representa os ganhos da empresa em um determinado período permitindo portanto análise da performance financeira de tal empresa
Educação continuada
Cursos de aperfeiçoamento referentes à atividade do funcionário. Pode incluir a pós-graduação
E-learning
Aprendizagem realizada através da Internet. Ensino ou formação a distância.
Empowerment
Este termo surgiu nos anos 80 e se refere às situações em que os chefes devem decidir um pouco menos e os subordinados um pouco mais
Endomarketing
É uma área diretamente ligada à de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos
Entrepreneur
Empresário
Expertise
Conhecimento técnico
ERPs
Sistemas de gestão empresariais
Factoring
Prática de algumas empresas que consiste em comprar cheques pré-datados de lojistas cobrando comissão
Feedback
É uma conversa particular entre o líder e o liderado, com caráter de avaliação, sobre os acertos e erros do liderado. O tema do bate-papo é o comportamento do subordinado.
Fine tuning
Sintonia fina, calibragem
Follow-up
Dar prosseguimento a uma discussão ou debate, retomando temas para atingir soluções. Também pode significar revisão das tarefas que foram geradas após uma reunião ou auditoria, quando os prazos para realização se esgotaram
Forecast
Previsão
Full time
Designa que determinada tarefa será realizada por tempo integral
FYI For your information - o mesmo que PSC
Gap
Intervalo
Hands-on
Com participação ativa
Headcount
Número de pessoas que trabalham em determinada equipe ou empresa
Headhunter
Caça-talentos do mundo corporativo
In-loco
No lugar em que determinada coisa acontece
Inclusão digital
É dar condições para que um número cada vez maior de pessoas possa ter acesso a novas tecnologias, entre elas a internet
Inclusão social
É a forma de trazer para a sociedade pessoas que foram excluídas dela e estavam privadas de seus direitos, como os portadores de deficiências físicas
Income
Renda
Income Tax
Imposto de renda
Insight
Percepção, estalo. Momento em que novas idéias surgem
Intranet
Rede de comunicação interna e exclusiva das empresas
Intrapreneur (não confundir com entrepreneur)
Empreendedor interno, pessoa que dirige uma unidade do negócio como se ela fosse uma empresa independente
Job rotation
Rodízio de funções promovido pela empresa, para que o funcionário possa adquirir novos conhecimentos em setores diferentes e acumular experiências, sem sair da companhia em que trabalha
Join Venture
Associação de empresas para explorar determinado negócio. De caráter não definitivo, nenhuma das empresas participantes perde sua personalidade jurídica
Kick-off
Dar o primeiro passo, começar
Know-how
Conhecimento
L.L.M Master of Laws, mestrado em direito
Market share
Fatia de mercado
Markup
É um sobre-preço que se acrescentado ao preço final do produto (digamos, após custo de produção, distribuição e margem de lucro prevista)
MBA in company
MBA oferecido pela empresa dentro de seu próprio espaço físico
MBA Sigla em inglês para Master in Business Administration.
É um curso que equivale à pós-graduação em administração de empresas
Mentoring
Profissional mais velho, com experiência e habilidade de relacionamento, que acompanha e passa para o mais novo suas idéias sobre o trabalho e a carreira
Merchandising
Prática de marketing na qual a marca ou a imagem de um produto ou serviço é utilizada para vender outro, destacando-o da concorrência, isto acontecendo no ponto de venda (PDV). Merchandising é a ação de promover que usa a comunicação de marketing no ponto de venda e em espaços editoriais na televisão, mídia[media] impressa e outros, para reforçar mensagens publicitárias feitas anteriormente, ou mesmo em substituição à publicidade, em alguns casos.
Meritocracia
Sistema de recompensa e/ou promoção fundamentado no mérito pessoal
Nepotismo
Favorecimento de parentes próximos feito por quem tem autoridade e poder
Networking
Construir uma boa rede de relacionamentos, geralmente em sua área de atuação
Newsletter
Boletim de notícias
Outplacement
Serviço oferecido e pago pela empresa, que consiste no aconselhamento, apoio, orientação e estímulo ao profissional demitido, preparando-o técnica e psicologicamente para se recolocar no mercado de trabalho, bem como para o planejamento de sua carreira
Outsourcing
Terceirização
Overhead
Despesas operacionais
Paradigma
Um exemplo que serve como modelo; padrão
Performance
Palavra inglesa que significa atuação e desempenho
Player
Empresa que está desempenhando algum papel em algum mercado ou negociação
Presenteísmo
Diferente do absenteísmo, quem sofre deste mal não falta ao trabalho, mas ao final de todos os dias sofre com dores de cabeça, cansaço, dores nas costas, irritação, sinusite e alergias - com isso, a produtividade e a motivação é que deixam de aparecer
Pro forma
Apenas por formalidade
PSC
Para sua ciência - o mesmo que FYI
Reengenharia
Mudança nos processo internos de uma empresa
Resiliência
Capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças
Responsabilidade social
Atuação e consciência do papel das empresas como agentes sociais no desenvolvimento do ser humano e da comunidade à qual está inserido
RH
Sigla de recursos humanos (departamento responsável pelas contratações, treinamentos, remuneração, encaminhamento de carreira e conflitos na empresa)
ROI Return of Investiment - Tempo necessário para o retorno do investimento
Sales manager
Gerente de vendas
Share
Fatia do mercado - muito usado quando a empresa quer determinar quanto em porcentagem do mercado ela obtem de terminado produto ou seguimento.
Sinergia
Ação positiva e simultânea de um grupo de pessoas na realização de uma atividade
Skill
Habilidade
Spread
Taxa de risco
Stakeholders
Partes / grupos que estão diretamente interessadas na atividade da empresa: acionistas, governo, clientes, funcionários, fornecedores e sociedade
Start up
Início da operação
Stand-by
No aguardo, em modo de espera.
Status-quo
Situação atual do ambiente interno da empresa, principalmente no que diz respeito aos processos internos.
Supply chain management
Gerenciamento de cadeia de abastecimento
Target
Alvo
TI
Sigla de tecnologia da informação
Top of Mind
Refere-se a marca ou produto mais lembrado espontaneamente
Toró de palpites
Tradução bem brasileira do termo inglês brainstorm, que significa uma reunião de pessoas que se juntam para encontrar soluções para problemas da empresa ou expor idéias criativas para novos projetos
Trend
Tendência
Turnover
Rotatividade de funcionários dentro de uma empresa, medida pela média de pessoal que se mantém fixa na companhia
Workaholic
Pessoa viciada em trabalho
Workshop
Treinamento em grupo de acordo com a técnica dominada pelo instrutor, que visa ao aprendizado de novas práticas para o trabalho
Fonte: Você S/A

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Análise E Descrição De Cargos: Como Fazer Corretamente

Hoje, os cargos requerem maior flexibilidade e participação contínua das pessoas transformando-as em equipes multidisciplinares mutáveis com o ambiente. O cargo pode-se analisar numa maneira global onde todas as atividades são executadas por um ocupante e que se situa em uma posição no organograma organizacional.

A posição do cargo no organograma define o nível de hierarquia do ocupante como a quem reportará e sobre quem exercerá autoridade que pode ser localizado num departamento ou divisão.

Descrição de Cargos
Descrever um cargo significa relacionar desde o que o ocupante faz até o motivo porque faz, a descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo. O formato de uma descrição de cargo inclui o título do cargo, o sumário das atividades a serem desempenhadas e as principais responsabilidades do cargo. Relaciona de maneira breve as tarefas, deveres e as responsabilidades do cargo.

Desenho de Cargos
Envolve-se a especificação do conteúdo de cada cargo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos. O desenho de cargos constitui na maneira como cada cargo é estruturado e dimensionado, dentre disso precisa-se definir quatro condições básicas:
Qual é o conteúdo do cargo, ou seja, o conjunto de tarefas ou atribuições que o ocupante desempenhará;

Quais são os métodos e processos de trabalho, ou seja, como as tarefas deverão ser desempenhadas;

A quem o ocupante do cargo deve prestar responsabilidade, isto é, quem é o seu superior imediato;

Quem o ocupante do cargo deverá supervisionar ou dirigir autoridade, ou seja, quem serão os seus subordinados.

Enriquecimento de cargos
Tem como objetivo de aumentar as responsabilidades e desafios das tarefas do cargo para ajustá-los às características progressivas do ocupante.

A adequação do cargo ao ocupante melhora o relacionamento interpessoal dentro do trabalho e visam novas oportunidades de mudanças para uma melhor qualidade de vida no trabalho. O que se espera é um aumento de produtividade e redução das taxas de rotatividade e de absenteísmo do pessoal, para isso precisará introduzir uma nova estratégia que faça uma reeducação dos cargos de gerente e chefia, descentralização das pessoas dando empowerment e maiores oportunidades de participação.

Métodos de colheita de dados sobre cargos
Existem três métodos para obtenção de dados a respeito dos cargos: entrevista, questionário e observação. Na entrevista existem três tipos para tal finalidade como a entrevista individual, a entrevista em grupo e a entrevista com o supervisor tendo como objetivo buscar dados a respeito dos cargos e determinar seus deveres e responsabilidades.

No método do questionário a colheita de dados a respeito de um cargo é feita através de questionários que são distribuídos aos seus ocupantes ou ao seu supervisor. Na prática segue o mesmo roteiro da entrevista, com a diferença de que é preenchido pelo ocupante do cargo, ou pelo supervisor ou também em ambos. Tem como vantagem proporcionar um meio eficiente e rápido de coletar informação de um grande número de funcionários, tendo como custo operacional menor do que a entrevista.

No método da observação é direta daquilo que o ocupante do cargo está fazendo constitui um outro método de colher informação sobre o cargo é aplicável em cargos simples, rotineiros e repetitivos. É comum o método da observação utilizar um questionário para ser preenchido pelo observador para assegurar a cobertura de todas as informações necessárias.

Etapas do Processo de Análise de cargos
O processo de analisar cargos envolve seis etapas que considera a organização em constante e dinâmica mudança. Os cargos devem ser constantemente descritos, analisados e redefinidos para acompanhar as mudanças na organização e no seu conteúdo.

1. Os primeiros passos
São examinar a estrutura da organização total e de cada cargo para definir quais as informações requeridas pela análise de cargos, depois selecionar os cargos a serem analisados e ajustar os dados necessários para análise, e por último preparar as descrições e especificações de cargos. Isso tem como função de fazer um planejamento de RH, desenhos de cargos, recrutamento e seleção, treinamento, avaliação de desempenho, remuneração e benefícios e a avaliação dos resultados.

2. Entrevista de Descrição e Análise de Cargos
Identificação
Tempo de serviço na função:
Tempo de serviço nesta empresa:
Função atual:
Função anterior:
Data do dia:

3. Descrição Do Cargo
Descreva separadamente cada uma das suas tarefas diárias (que se repetem com freqüência):
O que você faz?
Como é feito? (Utiliza-se de equipamentos ou materiais)?
Quando é feito?
Para que é feito? (Razões para a execução dessas tarefas)

4. Descreva a ordem de importância das tarefas realizadas:
Uma importância de qualquer tarefa é manter uma boa postura; cumprimentar os clientes de forma cordial; ter atenção para quaisquer dúvidas e cobrar os valores exatos.
Descreva a freqüência diária, semanal e mensal das tarefas.

5. Especificações Do Cargo
Qual o nível de instrução mínima necessária para ocupar este cargo?
Que outros conhecimentos você considera necessário para realização deste trabalho?
Qual tempo mínimo de experiência que alguém com nível de instrução indicado anteriormente necessita para desempenhar satisfatoriamente as tarefas do cargo? Seria necessária experiência prévia em outros cargos?
Na sua opinião quais as tarefas mais complexas que são desempenhadas neste cargo? Por quê?
Você é supervisionado por alguém? Como o seu superior supervisiona o seu trabalho?
Quais as decisões que você precisa tomar no desempenho do seu cargo?
Na sua função você tem acesso a documentos ou dados confidenciais? Quais?
Quais os prováveis erros que podem ser cometidos na sua função? Esses erros podem ser constatados?
Quais as máquinas ou equipamentos que você utiliza para realizar suas funções?
Quais os fatores existentes no seu ambiente de trabalho que interferem na execução das tarefas?
Sob quais condições você trabalha? Descreva as condições desagradáveis como ruídos, temperatura, odores, iluminação inadequada, etc.
Qual é o maior e o menor esforço exigido no seu cargo?
O trabalho é executado como:
Carrega peso?
Seu trabalho exige esforço visual?
Seu trabalho exige esforço mental? Especifique.
Você supervisiona diretamente o trabalho de outros funcionários? Indique o cargo e número de funcionários supervisionados.
No seu trabalho você tem contato direto com a clientela?
Quantas pessoas exercem o mesmo cargo que o seu na empresa?
Na sua opinião qual a importância do trabalho que exerce?
Você almeja mais para sua carreira profissional?
Você acha que há possibilidades de crescimento dentro da empresa?
O que esta empresa representa para você?
Você tem sugestões para melhorar a qualidade de trabalho desta empresa?
Exemplo prático e simples de uma descrição de cargo
Nome da Empresa: XYZ Com e Ind. Ltda
Título do cargo: Operador de caixa
Sumário do cargo: Responsável pelas cobranças dos valores das compras. Em caso de cheques altos chamar os fiscais de caixa sem sair do caixa.
Relações: Reporta-se ao fiscal de caixa e o chefe da frente de caixa
Supervisiona: Responsável pelo um ótimo atendimento, divulgando as promoções para os clientes.
Qualificações: Educação: Ensino médio completo
Experiência profissional: Não exige experiência, pois o treinamento é feito com os funcionários mais antigos.
Requisitos básicos: flexibilidade, agilidade, atenção e honestidade.
Iniciativa: Interesse em crescer, boa comunicação e dinâmico.
Responsabilidades:
Prestar um ótimo atendimento ao cliente, demonstrando interesse para ajudá-lo em quaisquer dúvidas;
Cobrar os valores expressamente corretos, sendo que em cheques altos, cartões de créditos sem assinatura solicitar a identidade e o fiscal de caixa ou chefe;
Fechar o caixa certo, tanto na separação dos documentos de cartões para facilitar no setor financeiro.
Ambiente: Limitado, o operador de caixa tem a obrigação de ficar no caixa para trabalhar, quando não tiver cliente pode sentar na cadeira com uma postura adequável.
Com uma boa descrição de cargos o entrevistador tem ferramental para, nas entrevistas, poder checar as informações a respeito da experiência profissional, formação e certificações do currículo do pretendente à vaga.
Na administração dos colaboradores, a descrição de cargos facilita o trabalho dos líderes que passam a melhor compreensão das suas atribuições e de seus liderados. Estes por sua vez, reduzem o tempo gasto em tomadas de decisão, acelerando processos por diminuir as incertezas no que diz respeito a sua autonomia.
Sempre que nos equivocamos na seleção geramos conseqüências indesejadas, como aumento no tempo de treinamento e orientação, baixa produtividade e talvez até problemas no atendimento a clientes.
Sandra Regina da Luz Inácio: PhD em Administração de Empresas pela Flórida Christian University (EUA)•PhD em Psicologia Clínica pela Flórida Christian University (EUA)•Psicanalista e Diretora de Assessoria Geral da Sociedade de Psicanálise Transcendental.•Mestre em Administração de Empresas, Especialista em Estratégias de Marketing em Turismo e Hotelaria, MBA em Gestão de Pessoas e Especialista em Informática Gerencial.•Psicanalista voluntária na Casa de Apoio à Criança Carente com Câncer e na Universidade da Terceira Idade.•Professora da FGV do Rio de Janeiro e de mais 03 universidades.•Empresária no ramo moveleiro•Responsável e Membro do Conselho Editorial da Revista Empresa Familiar.•Coordenadora do grupo de Excelência de Empresa Familiar do Conselho Regional de Administração de São Paulo - CRA.•Diretora da DS Consultoria S/S Ltda, especializada em Empresas Familiares.•Conciliadora, Mediadora e Árbitra Empresarial.•Membro do Conselho Editorial e responsável pela Revista Empresa Familiar.•Autora do livro O Perfil do Empreendedor e co-autora do livro Empresa Familiar: Conflitos e Soluções, juntamente com Domingos Ricca, Roberto Gonzalez e José Bernardo Enéas Oliveira.•Vários artigos publicados na área de Administração e Psicanálise em revistas especializadas.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Para refletir

"Aquele que nos combate fortalece nossos nervos e aguça nossas habilidades. Nosso oponente é nosso colaborador.”

Edmund Burke, 1729–1797, filósofo e político anglo-irlandês

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Os Quinze Primeiros Minutos da Entrevista

Estudo realizado pelo Korn/Ferry Institute constatou que os primeiros quinze minutos de conversa entre o recrutador e o candidato à vaga são de grande importância, porque definem o rumo da comunicação entre eles. Segundo a pesquisa, nesse momento, o candidato deve manter-se conectado com o entrevistador, além de opinar e contribuir durante a entrevista. Ao responder as perguntas, o candidato precisa ter cuidado na escolha das palavras, evitando o sarcasmo ou as críticas às empresas nas quais trabalhou anteriormente. Uma forma de treinar essas respostas é praticá-las com um amigo ou com alguém que seja bem próximo e conheça a sua trajetória profissional. Assim, será possível receber o feedback (retorno) necessário e ajustar o discurso. Ainda de acordo com o estudo, o segredo é demonstrar segurança e conforto e ainda exercitar a concisão. O ideal é descrever a trajetória profissional em três minutos ou menos.
Fonte: Administradores.com